segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projeto

Através de todas as informações colhidas, tanto nas casas visitadas, quanto nos respectivos estudos de caso feitos sobre mobiliários flexíveis, foi iniciado o projeto para uma das residências visitadas. A casa 2 foi escolhida para o projeto pois nela havia mais problemas de lay-out e modificações efetivas menores.

Objetivo

Elaborar novo layout para a residencia, inserindo móveis de criação própria, que resolvam problemas de espaço em casa de habitação social.´

Público Alvo

Família de cinco pessoas (marido - pedreiro, mulher - copeira em licença, três filhas - 9, 12 e 18 anos)moradores de uma Habitação de Interesse Social.

Detalhes específicos do projeto

Informações sobre a casa escolhida

. Cinco anos de uso;
 .Apresenta diversas modificações, porém a que permanece é o anexo de um cômodo na parte frontal da casa - futuro quarto do casal;
 .A principal área de convivência é a sala;
 .A lavanderia é usada como extensão da cozinha, auxiliando nas tarefas domésticas;
 .O quarto menor corresponde ao quarto do casal e o maior, das filhas;
 .A porta da lateral direita da casa é inutilizada por um sofá que barra a entrada.

Problemas Constatados

.Armazenamento;
 .Ausência de mesa (de jantar e de trabalho/estudo);
 .Sofá dificulta entrada para os quartos;
 .Sobrecarga de tarefas realizadas no sofá (comer, estudar, descansar, receber, assistir TV, ouvir música...);
 .Circulação - sala - prejudicada por porta barrada por sofá;
 .Layout apertado nos quartos - espaço pequeno, móveis grandes e mal posicionados;
 .Tarefas da cozinha divididas entre cozinha e lavanderia.

Estratégias

Diante todos os problemas destacados e a pesquisa de mobiliários tomou-se como estratégia a otimização da ação guardar -  diversas opções de estocagem e o desacumulo  de tarefas na sala de TV (sofá). Para que as mudanças de layout pudessem ser feitas com êxito o espaço original da casa sofreu aumento de um metro na horizontal e vertical.

Proposta de solução

    Para desenvolvimento de layout, teve-se como objetivo resolver o problema mais encontrado nas casas visitadas: armazenamento. Pensando nisso e também no orçamento, as paredes dos quartos foram substituídas por armários e prateleiras, separando os ambientes e oferecendo opções para estocagem. Além disso, a cama do quarto de casal oferece gavetas embutidas. O quarto das filhas possui uma mesa retrátil, embutida na estante, possibilitando assim espaço de estudo para as crianças. O banheiro, constante reclamação dos moradores, foi dividido em duas partes: pia alheia ao chuveiro e à bacia sanitária, otimizando seus usos. Foi inserida, no espaço da cozinha, uma mesa retrátil (também aparador e rack), servindo de apoio para as ações realizadas nesse ambiente; bancos retráteis que se transformam em quadros; e cadeiras empilháveis. A sala possui sofá modulado permitindo várias configurações de layout. A posição estratégica da lavanderia se deve ao fato de estar aproveitando a parede hidráulica comum à cozinha, e impossibilitando a sobreposição de tarefas desses dois ambientes.

Plantas

Planta original - detecção dos problemas - áreas de abrangencia


Mapeamento das atividades que podem ser executadas em cada um dos novos ambientes.
As alterações feitas na planta são para uma melhor adequação do lay-out, e não ultrapassam o limite de área contruída do padrão de HIS.


Dimensões do novo lay-out



O layout flexivel proposto possibilita várias condigurações, as duas principais estão representadas acima.

Perspectivas








Mobiliário



 






Nenhum comentário:

Postar um comentário